29 março, 2008

Música: (Pre)conceitos



Bem, bem, bem. Eu sei que pra escrever sobre alguma coisa, é necessário conhecer essa coisa. E se tem uma coisa sobre a qual eu sei escrever, essa coisa é música.
Principalmente sobre preconceitos com relação a música. Até porque eu mesma sou vítima desse tipo de preconceito diariamente.
Você que está lendo deve achar que, por morar no Nordeste e numa região na qual os ritmos típicos, favoritos e mais acessíveis são o forró e derivados, eu gosto desse tipo de música. Certo?
Errado. Sou sincera e tenho orgulho em dizer: O meu negócio é o bom e velho Rock 'n' Roll. Uma batida mais acelerada e uma boa guitarra é o que realmente me atrai.
Aí estou eu, conversando com alguém, na boa, até que chegamos ao assunto de música. Falo sobre minhas preferências ao meu ouvinte. A pessoa pode ter, pelo menos, três reações diferentíssimas entre si:
Reação nº 1: Respeitar o seu gosto. A pessoa ganha um ponto, ela sabe viver num mundo onde diferenças existem.
Reação nº 2: Não concordar, mas não discordar do seu ponto de vista. Placar igual, ela respeita sua opção, mas não quer dizer que a compartilhem.
Reação nº 3: Pronunciar aquelas frases prontas e de caráter pejorativo, do tipo "Ah, meu Deus! Rock? Tão nova e já com essa péssima influência..." ou "Todo roqueiro é drogado!".
Hm. Com licença? É o meu ponto de vista.
Eu só queria saber o porquê, sério mesmo. Caramba, nada a ver! Tá, existem tantos roqueiros drogados quanto rappers, forrozeiros, ricos, pobres, homens, mulheres... Em qualquer estilo e/ou classes sociais!
E outra, pra quê tentar impor seu gosto? Se uma pessoa gosta daquilo, não vai ser o que outra diga ou deixe de dizer que vai fazê-la mudar!
Por exemplo, na van na qual eu vou e volto do colégio o maior dilema é o que escutar. Uma maior parte das pessoas gosta do tal forró, mas uma minoria não! Tudo bem, é uma pequena parte, certo. Mas ela existe! E essa semana houve a maior discussão porque uma das meninas queria de todas as formas que a gente escutasse forró toda hora! Revezar? Nããão, era forró e pronto, o que ela queria.
Num dia dessas discussões, quando a menor parte discordou e discutiu, ela perguntou o seguinte:

"E vocês, quantos cigarros de maconha já fumaram hoje?"

Frases que falam que gosto não se discute são pronunciadas a toda hora, mas por que será que numa discussão como essa elas nunca são aplicadas?




Natália Cristine

4 comentários:

Bárbara Rodrigues disse...

quer saber? concordo.


e pra quem pensa que rock é barulho..

aiai, precisa conhecer MUITO de música ainda.

Anônimo disse...

Pois é!
E te mais!
Vá comparar as letras, o conteúdo
Além de tudo, rock é arte e forma de expressao! òó

E forró é LAVAGEM CEREBRAL!
Que coloca na cabeça dos jovens que viver é raparigar e beber. ¬¬

Dó mó valor á naty!

COMENTÁRIO BY: HANNAH!

disse...

Euu gosto de rock,mais soou muito variada,gosto de uma ou duas musicas de uma banda,uma de outra banda,tres daquela ooutra baanda..tudo naada haveer..
só nao gosto de pagode,forró,esse tiipoo..
o povo adora me zuar pq gosto de simple plan,dizem q sou emoo..
puuta raaiva!
Deixa eu gostar doque eu queero (?)..


enfiim,ameei dimais o teexto,ameei o bloog..deemais!

Beeijos

[http://bem-caprichado.blogspot.com/

Unknown disse...

Neh isso temos q aceitar as diferença. povo tem preconceito a´te com music , antes de tudo temos q curtir Musicas com letra e conteúdo