07 janeiro, 2009

Ano novo... Português novo?

A partir de 1º de Janeiro de 2009 começou a vigorar um novo acordo ortográfico, que se baseará em mudanças na língua portuguesa para que esta fique mais unificada nos países nos quais é falada. Esse acordo provoca uma certa revolta nas pessoas que vão ser submetidas a ele, pois isso implicará diretamente na mudança de palavras usadas diariamente por elas.
Eu pessoalmente sou completamente contra as mudanças. O que há de errado com as diferenças lingüísticas (que, com as mudanças, vira linguísticas) dos países? Qual o problema de, mesmo falando a mesma língua, haverem pontos característicos de cada país?
Na minha opinião, essas diferenças contribuem para a individualidade de expressão de cada país. E, também na minha opinião, esse acordo só vai dificultar para as pessoas, pois estas terão que se acostumar e adaptar com regras totalmente novas, além de que terão que, de certa forma, decorar as regras novas, até que consigam, por memória, saber que o hífen não será mais usado em palavras cujo segundo elemento comecem com S ou R, mas será usado quando o primeiro elemento da palavra terminar em R. (Exemplos: Auto-retrato e anti-social viram autorretrato e antissocial.)

Sem contar a confusão que causará nos vestibulares, pois as novas regras serão cobradas neles (Mesmo que só daqui a algum tempo, mas ainda assim serão.).
As principais mudanças que ocorrerão envolverão a abolição do uso da trema, mudanças no uso do hífen, mudanças com relação à acentuação e a integração das letras "K", "W" e "Y" no alfabeto brasileiro.
Porém, até 2012, o uso das novas regras será facultativo, ou seja, opcional. E até lá, eu continuarei escrevendo tranqüila, com trema, e com o modo de es
crever ao qual todo brasileiro está acostumado.

-Natália Cristine

Nenhum comentário: